16 de junho

CICLO ATO CRIADOR – 5ª edição

A criação de Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil

O Ato Criador traz Ariane Mnouchkine, fundadora do Théâtre du Soleil, em Paris, um coletivo teatral que se instala na Cartoucherie de Vincennes em 1970 e alcança o reconhecimento mundial ao longo dos anos. Ariane é reconhecida por ter sido uma das poucas mulheres a assumir a responsabilidade (com louvor) de estar à frente de um projeto grandioso numa época na qual o mercado de trabalho era majoritariamente masculino.

A conferência, que terá tradução simultânea, será aberta com trechos selecionados pela diretora de dois filmes: “Ariane Mnouchkine – L´aventure du Théâtre du Soleil”, sobre o engajamento político e artístico de Ariane e a criação do Theatre du Soleil e, “Au soleil même la nuit”, sobre o processo de trabalho do grupo.

16 de Junho – Terça-feira – Às 14h

Ariane Mnouchkine

A criação de Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil

Ariane Mnouchkine tem uma trajetória louvável. Em um tempo em que o teatro era um mercado de trabalho majoritariamente masculino ela representa um marco: criar o Théâtre du Soleil e assume sua direção. A criação de Ariane é ligada ao teatro de vanguarda e resultam em produções frequentemente encenadas em espaços incomuns, como ginásios e celeiros. Os espetáculos são resultado da interferência de todos os membros da companhia em um processo claramente coletivo. Os estilos de teatro são múltiplos em sua arte, a diretora se utiliza desde a commedia dell’arte a rituais asiáticos.

Entrada gratuita. As senhas serão distribuídas com 1 hora de antecedência no Balcão Cidadão.

Local: Teatro Alcione Araújo da Biblioteca Parque Estadual: Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro – Rio de Janeiro

Deixe um comentário