03 de Novembro

O ATO CRIADOR NA ARTE, NA CIÊNCIA E NA POLÍTICA

O ciclo Ato Criador, desde 2006, promove encontros nos quais se discute arte, cultura, ciência e pensamento. No último encontro do Ciclo Ato Criador traz a conferência do cientista social Boaventura Sousa Santos para debater o “Ato Criador na Arte, na Ciência e na Política” e contará com a mediação da curadora Ana Lúcia Pardo. Para abrir esse grande encontro, o espetáculo show “Opera Rap Global”, dos rappers do Instituto Trocando Ideias, de Porto Alegre, RS.

Abertura com o espetáculo-show OPERA RAP GLOBAL!

Opera Rap Global é um espetáculo musical que mescla a representação da cultura popular, através do RAP, com a cultura erudita, através da Ópera. Tem como guionistas o Professor Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e escritor português, e Renan Lélis, professor e MC do grupo de Rap Paulista “Inquérito”. A Ópera Rap Global provoca mundos distanciados e ousa no campo artístico, contribuindo para o processo de valorização dos atores locais e da cultura urbana por meio de elementos do Hip Hop.

Mc`s: Rafael Rafuagi, Negra Jaque, Sirilo da Fusão, Renan Inquerito e Branco MV
Atores: Aline Ferraz (UBando) e Renan Leandro
Concepção: Fabiana Menini
Direção: Renan Leandro
Roteiro: Renan Inquerito e Boventura Sousa Santos
Musica: Eduardo DJDuh Balbino
Projeções: Temis (Coletivo Catarse)
Figurino: Claudia Antunes
Iluminação: Jose Vicente Goulart
Realização: Ponto de Cultura Trocando Ideia

Boaventura de Sousa dos Santos

Doutor em Sociologia pela Universidade de Yale. Professor Catedrático da Faculdade de Coimbra diretor do Centro de Estudos Sociais e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril da Faculdade de Coimbra da mesma universidade. Coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Participou das três edições do Fórum Social Mundial. Dedica-se ao estudo das Sociologias das Urgências contraponde-se à Sociologia das Ausências. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito. Democracia e direitos humanos. Dentre os inúmeros livros publicados se encontram: As Vozes do Mundo, A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política; Para uma Concepção Multicultural dos Direitos Humanos.

Ana Lúcia Pardo

Gestora cultural, atriz, jornalista, produtora e curadora do Ciclo Ato Criador, Ana Lúcia Pardo mediará esse encontro final. Doutoranda e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, foi Assessora da Funarte, da Fundação Biblioteca Nacional; Ouvidora e Chefe da Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Curadora e Coordenadora do Ciclo “Inter-Agir – Na Rua, Na Rede, Na Cena Contemporânea” (2012), de duas edições do Ciclo/Seminário “A Teatralidade do Humano” (2006/2007 e 2010), organizadora do livro de mesmo nome (Edições SESC SP); do “Ciclo Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de um Novo Mundo” (2013/2014) e do Ciclo/Seminário Ato Criador (2015). Curadora e produtora de ciclos de debates na Rede Globo. Foi apresentadora e âncora de programa de TV, repórter de jornal e rádio; atuou em companhias​ ​teatrais como Cia Ensaio Aberto e F. Privilegiados. Professora de Artes Cênicas na​ ​Pós-Graduação em Produção Cultural da Universidade Cândido​ ​Mendes.

SERVIÇO

CICLO O ATOR CRIADOR – 5ª edição
“O ATO CRIADOR NA ARTE, NA CIÊNCIA E NA POLÍTICA com Boaventura Sousa Santos, mediação de Ana Lúcia Pardo. Abertura com o espetáculo-show “Opera Rap Global”, dos rappers do Instituto Trocando Ideias, RS.
03 de novembro, terça-feira, 18h.
Sede do Crescer e Viver – Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova (em frente ao metrô da Praça Onze) – Fone (21) 3972-1391
Entrada gratuita.

Anúncios