A criação de Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil

O Ato Criador traz Ariane Mnouchkine, fundadora do Théâtre du Soleil, em Paris, um coletivo teatral que se instala na Cartoucherie de Vincennes em 1970 e alcança o reconhecimento mundial ao longo dos anos. Ariane é reconhecida por ter sido uma das poucas mulheres a assumir a responsabilidade (com louvor) de estar à frente de um projeto grandioso numa época na qual o mercado de trabalho era majoritariamente masculino. O encontro acontecerá às 14h, no teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, do dia 16 de junho, terça-feira. A conferência, que terá tradução simultânea, será aberta com trechos selecionados pela diretora do filme: “Ariane Mnouchkine – L´aventure du Théâtre du Soleil”, sobre o processo de trabalho do grupo.

Ariane Mnouchkine tem uma trajetória louvável. Em um tempo em que o teatro era um mercado de trabalho majoritariamente masculino ela representa um marco: criar o Théâtre du Soleil e assume sua direção. A criação de Ariane é ligada ao teatro de vanguarda e resultam em produções frequentemente encenadas em espaços incomuns, como ginásios e celeiros. Os espetáculos são resultado da interferência de todos os membros da companhia em um processo claramente coletivo. Os estilos de teatro são múltiplos em sua arte, a diretora se utiliza desde a commedia dell’arte a rituais asiáticos.

SERVIÇO:
CICLO ATO CRIADOR – 5ª edição – “A criação de Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil”
Abertura: exibição de trechos selecionados dos filmes “Ariane Mnouchkine – L´aventure du Théâtre du Soleil” e “Au soleil même la nuit”, seguida de palestra e bate-papo.
Horário: das 14h às 19h.
Entrada gratuita. As senhas serão distribuídas com 1 hora de antecedência no Balcão Cidadão.
Teatro Alcione Araújo da Biblioteca Parque Estadual: Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro – Rio de Janeiro.
O evento conta também com a cobertura via streaming.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s