“Aonde Davi Kopenawa for, eu vou”

O renomado antropólogo, professor da UFRJ, Eduardo Viveiros de Castro, ao ser indagado se gostaria de fazer parte do terceiro evento do ciclo Ato Criador, ‘A Biodiversidade Cultural e a Cosmovisão de Saberes’, responde: “Aonde Davi Kopenawa for, eu vou”. Davi, respeitada liderança indígena brasileira e coordenador da Hutukara Associação Yanomami (HAY) estará presente junto com e o yanomami Dario Yawarioma. O encontro será mediado por Francisco Carlos, dramaturgo e diretor teatral, com mais de 40 peças escritas, no dia 19 de maio, terça-feira, às 19h30, no Oi Futuro do Flamengo.

Davi Kopenawa é a mais respeitada liderança indígena dentro e fora do país. Sua história sofrida (viu sua tribo inteira ser dizimada por duas epidemias, ambas trazidas pelo contato com o homem branco: a gripe, em 1959, e o sarampo, em 1967) não o fez parar, pelo contrário. Davi tem uma trajetória invejável. Já foi premiado pela ONU, foi um dos responsáveis pela demarcação do território Yanomami (maior que Portugal) e ainda tem um best-seller, La chute du ciel, sua autobiografia (em parceria com o antropólogo Bruce Albert) lançada em francês . É intérprete da FUNAI, Pajé de seu povo e não para de lutar pelos direitos dos índios nem de levar as ideias de integração com a natureza pelos quatro cantos do mundo.

Eduardo Viveiros de Casto tem artigo publicado sobre a ontologia dos espíritos na Amazônia indígena, através de uma narrativa de Davi Kopenawa sobre os xapiripë (ancestrais animais ou espíritos xamânicos que interagem com os xamãs de seu povo) que é tomada como inspiração central para uma discussão mais ampla sobre cosmologia e xamanismo na Amazônia. Discussão essa que será o tema central da mesa do ciclo Ato Criador.

Com mais de 40 peças escritas, Francisco Carlos dirigiu mais de 30 espetáculos de sua autoria, shows musicais, concertos de canto lírico, vídeo e óperas, experiências multimídias. Estudou filosofia na Universidade do Amazonas e aplica esses conhecimentos em processos de invenção de um teatro poético-mítico-filosófico-etnográfico.

SERVIÇO:
CICLO ATO CRIADOR, 5ª edição
Dia 19 de maio, terça‐feira, às 19h30
OiFuturo Flamengo – R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada gratuita – retirada de senhas a partir das 19h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s